Estudo de Manchas de Sangue em Locais de Crime

Estudo de Manchas de Sangue em Locais de Crime*

22 de maio de 2017

O curso será no período vespertino, das 14h as 18h
Carga horária: 4 horas
Investimento: R$ 200

Este minicurso apresenta uma visão sistêmica do estudo de perfis de manchas de sangue em locais de crime utilizando as terminologias aceitas e padronizadas pelo Scientific Working Group on Bloodstain Pattern Analysis-SWGSTAIN do FBI. Leva o participante ao aprendizado de técnicas de interpretação e reconhecimento das classificações e dos mecanismos de geração de todos os tipos de manchas de sangue existentes buscando reconstruir dinâmicas criminosas e/ou confirmar depoimentos. Também oferece ao participante uma visão seletiva na amostragem do sangue contido em locais de crime afim de proceder exames de perfil genético e complementa com vários estudos de casos. Juntamente com os conceitos técnicos também são inseridos conceitos de contextual bias para que o Perito não ocorra no erro de ser influenciado por informações externas que usualmente permeiam uma investigação criminosa.

Público

Este minicurso é voltado para Peritos Criminais, estudantes de graduação e pós-graduação da área forense, e para profissionais com interesse no tema. Recomendado para níveis intermediários e avançados.

Objetivos do aprendizado

Visualização do potencial desta ferramenta forense em locais de crime e contextualização de seu uso ao redor do mundo. Compreensão de uma abordagem sistêmica no local de crime quando se necessite da interpretação das manchas de sangue. Reconhecimento de todos os perfis de manchas de sangue existentes e ainda de seus mecanismos de geração.Consciência da influência que informações externas podem exercer no processo decisório do Perito Criminal.

Atenção:

* Para este workshop, não haverá serviço de tradução simultânea
** Para adquirir a participação no workshop, o interessado deve estar inscrito na InterFORENSICS 2017

Antonio A. Canelas Neto

Antonio A. Canelas Neto é Perito Criminal Federal do Departamento de Polícia Federal- DPF. Possui certificação em interpretação de Perfis de Manchas de Sangue em nível Avançado nos principais Institutos de Manchas de Sangue da Europa e dos Estados Unidos, além de certificação Avançada em Manchas de Sangue sobre Tecidos com instrutores da polícia australiana. É professor da Academia Nacional de Polícia-ANP, Brasília/DF, na disciplina “Perfis de Manchas de Sangue”, e também professor desta disciplina em cursos internacionais promovidos pelo Departamento de Polícia Federal. Desenvolve estudos de técnicas de interpretação e documentação de manchas de sangue em locais de crime, e atua continuamente em casos criminosos nos diversos Estados da federação. É membro efetivo da International Association of Bloodstain Pattern Analysts-IABPA, EUA, e Autor do livro “Perfis de Manchas de Sangue- Do Local de Crime até a Elaboração do Laudo”, a ser lançado em 2017.