Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DE PERFIS DE MANCHAS DE SANGUE: ACIDENTE OU HOMICIDIO?

Introdução

O minucioso levantamento dos vestígios constatados no local e de sua análise conjunta, mister da perícia criminal, além de determinar a autoria, pode estabelecer a dinâmica do evento ou até mesmo excluir a ocorrência de uma infração penal. No presente caso, trata-se de exame realizado em um apartamento localizado no município de Laguna, com grande acúmulo de manchas hematoides por todo o recinto, fato que despertou questionamentos acerca da causa.

Objetivos

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a relevância da análise de perfis de manchas de sangue como ferramenta indispensável para a determinação da dinâmica em casos envolvendo morte violenta.

Parte experimental

O método aplicado consistiu, inicialmente, em aplicar as técnicas de levantamento de local, principalmente através de tomadas fotográficas e da minuta. Posteriormente, com base nas imagens registradas, analisaram-se as manchas de sangue fotografadas, adotando-se a classificação do perito criminal Antônio Canelas como base para a determinação da dinâmica.

Resultados e Discussões

O local apresentava multiplicidade de manchas hematoides que se estendiam desde a sala até os demais cômodos, com predominância de vestígios na entrada da porta de acesso ao quarto, observando-se, além de acúmulo de fluido hematoide, uma taça quebrada, cacos de vidro e rodelas de limão.
Próximo à base da porta, além de outras, havia manchas hematoides do tipo spatter. Traçadas linhas em um conjunto destas, verificou-se área de convergência em baixa altitude, próxima ao piso.
A interpretação conjunta dos vestígios, mormente dos diferentes perfis de manchas de sangue do local, possibilitou estabelecer, ainda que parcialmente, porém com elementos suficientes, a concluir que se tratava de um caso de acidente, a despeito das características do local.

Conclusões

O presente relato trouxe à lume a relevância da análise de perfis de manchas de sangue, concluindo-se, através da interpretação conjunta dos vestígios, pela não ocorrência de ação de terceiros no óbito.

Referências e agradecimentos

BRASIL. Decreto-Lei 3.689, de 03 de outubro de 1941. Código de Processo Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 13 out
NETO, Antonio Augusto Canelas. Perfis de manchas de sangue: do local de crime à elaboração do laudo. São Paulo: Lura Editorial, 2017

Palavras Chave

manchas de sangue, análise, local de morte violenta

Arquivos

Área

Perícias Externas

Instituições

POLICIA CIENTIFICA DE SANTA CATARINA - Santa Catarina - Brasil

Autores

HUMBERTO LEITAO RIELLA, LUAN LOPES ALVES CARNEIRO