Dados do Trabalho
Título
NATUREZA DA CRIMINALIDADE EM SANTA CATARINA - ESTUDO DE 2019 A 2022
Introdução
Para uma melhor atuação e entendimento do cenário da criminalística de Santa Catarina, é preciso entender o comportamento e fazer a gestão dos esforços necessários em vista da quantidade, natureza e tendência das solicitações de exames e laudos periciais.
Objetivos
Analisar dados da Polícia Científica de Santa Catarina para os últimos 4 anos (2019 a 2022), considerando a quantidade de solicitações e o comportamento das tendências das naturezas ao longo do período analisado para a Diretoria de Criminalística.
Parte experimental
Levantamento e análise exploratória no período de 2019 a 2022: 1) da quantidade total de solicitações de exames e de laudos agrupados por natureza e 2) da tendência anual dos dados históricos mensais de solicitações de exames e laudos por natureza.
Resultados e Discussões
No período de 2019 a 2022, foram abertos cerca de 100 mil casos, 132 mil solicitações de exames e 100 mil solicitações de laudo. Apesar de haver um período de constância até janeiro de 2021 (possivelmente pela COVID 19), houve um aumento expressivo nas solicitações considerando o período integral dos 4 anos, principalmente de exames com taxa de crescimento de cerca de 39%, contra 17% nas solicitações de laudos periciais.
As solicitações de exames e laudos mostram diferenças em quantidades por naturezas. As cinco naturezas no topo de solicitações, cerca de 80% delas, são: Informática Forense, Balística, Identificação de Veículos, Local de crime contra o Patrimônio e Local de Crime contra a Vida.
Quanto a tendência de naturezas, houve um aumento expressivo, maior ou igual a 30%, para as solicitações das seguintes naturezas: para exames de Áudio e Imagem e de Local de Crime contra o Patrimônio, como também para exames e laudos de Informática Forense, Perícias Ambientais e Perícias Papiloscópicas. Por outro lado, perícias que tiveram quedas maiores que 30% foram: Documentoscopia e Merceologia.
Conclusões
Apesar de no início do período ocorrer uma constante ou queda de solicitações, a tendência geral foi de crescimento, seja por maior integração e atuação entre as polícias, ou por maior criminalidade. Pela mudança cultural e tecnológica, há naturezas que crescem e outras diminuem em demanda, como Informática Forense e Áudio e Imagem, contra o exemplo de Documentoscopia e Merceologia. Outro fator que parece influenciar é a maior densidade populacional e expansão das cidades, como para as naturezas de Perícias de Patrimônio, Papiloscópicas e Ambientais.
Palavras Chave
criminalística, ciência de dados, santa catarina
Arquivos
Área
Justiça e Sociedade
Instituições
Polícia Científica de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
INGRID KNOCHENHAUER DE SOUZA MENDES, TÚLIO LEAL CORRÊA