Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

RECUPERAÇAO DE LOGS NO SISTEMA DE ARQUIVOS DHFS4.1

Introdução

Os aparelhos DVR da marca Intelbras são os mais usados no mercado brasileiro. Portanto, a extração da maior quantidade possível de dados, além de vídeos, é de suma importância para a perícia. Atualmente, não há ferramentas que recuperem corretamente os logs presentes no disco.

Objetivos

Extrair logs do sistema de arquivo DHFS4.1[1], que estão presentes nos discos rígidos de DVRs da marca Intelbras a partir da versão 4.0 do firmware e de outros fabricantes que o utilizam.

Parte experimental

Na posição 0x114 do cabeçalho da primeira partição do sistema de arquivos DHFS4.1, em mais de trinta discos rígidos analisados, foi identificado o setor inicial do disco que contém um banco de dados que armazena logs no formato SQLite, que possui estrutura conforme [2]. Os dados de log de cada registro possuem o formato JSON. Há também outros arquivos presentes como arquivos temporários de diário de reversão do SQLite. Para recuperar todos os registros (logs) possíveis, foi realizado o procedimento de carving a partir da assinatura JSON desses registros. Em seguida os dados recuperados foram comparados com os registros de eventos extraídos pela interface do aparelho tanto com o disco rígido conectado quanto desconectado.

Resultados e Discussões

Observou-se que há eventos que são gravados exclusivamente na memória interna do aparelho, como datas e horários em que o aparelho foi ligado/desligado e informações do disco rígido e da rede. Contudo, do disco rígido foram recuperadas diversas informações como: acessos, alterações de configurações, vídeos visualizados, perda de sinal de câmeras, detecções de movimento. Estes logs só estavam presentes na interface do aparelho quando o disco rígido estava conectado. Também foram recuperados registros corrompidos, logo é necessária uma análise pelo perito para interpretar corretamente os resultados.

Conclusões

Os dados recuperados são relevantes e úteis em diversos contextos periciais, como por exemplo: quando apenas foi encaminhado o disco rígido, analisar o comportamento do equipamento, identificar possíveis alterações nas configurações do equipamento.

Referências e agradecimentos

[1] SANTOS, D. A. Q. Extração de dados do sistema de arquivos DHFS4.1. In: Conferência Internacional de Ciências Forenses, 5., 2021, Foz do Iguaçu. Anais eletrônicos. Interforensics, 2021. p. 54-54.
[2] HOOGENDOORN, I.; BREUK, R. The forensic reliability of recorded video images on digital video recorders by Dahua Technology. 2012. Disponível em: https://bit.ly/3Llpfti. Acesso em: 30 abr. 2023.

Palavras Chave

extração de dados, engenharia reversa, DVR

Arquivos

Área

ICCyber

Instituições

Polícia Científica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

DAVI AZEVEDO DE QUEIROZ SANTOS