Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

DETECÇAO DE FRAUDE MEDIANTE ANALISE DE SUPOSTA FOTOCOPIA DE DOCUMENTO - UM ESTUDO DE CASO

Introdução

Exames periciais em fotocópias de documentos jamais devem ser recusados de plano, principalmente quando tiverem como objetivo a análise direta na própria cópia.
Segundo Feuerharmel (2014, p.448), a ausência de vestígios não será garantia da fidelidade do documento fotocopiado, mas a efetiva presença de sinais de alterações normalmente permite conclusão com suficiente embasamento técnico.

Objetivos

Apresentar estudo de caso para destacar a importância da análise em suposta fotocópia de documento, obtendo-se vestígios que permitiram a conclusão da ocorrência de montagem e a formulação de hipóteses.

Parte experimental

Inspeção à vista desarmada para verificação de alinhamentos, espaçamentos e busca de vestígios macroscópicos.
Ampliações com uso de estereomicroscópio marca Leica, modelo M165C para análise das caracte-rísticas das impressões de imagens de manuscritos.
Digitalização do documento em 600dpi via scanner de multifuncional marca HP, modelo MFPE57540.

Resultados e Discussões

A análise revelou a existência de duas linhas horizontais junto à borda superior da folha, além de divergências nas características das imagens dos lançamentos manuscritos reproduzidos no documento (duas assinaturas impressas).
A primeira imagem apresentava linhas fluidas de contornos definidos, sendo possível observar a existência de ataque progressivo e estrias.
A segunda apresentava bordas de aspecto unicamente serrilhado/quadriculado (“pixelização”).

Conclusões

Os vestígios obtidos permitiram concluir pela montagem do documento que originou a fotocópia, inferindo-se processos assíncronos de digitalização e/ou reprodução das imagens das assinaturas, sendo possível a formulação de hipóteses:
a) montagem física com partes retiradas de documentos de gerações distintas; posterior extração de fotocópia (esta o objeto do exame);
b) montagem digital a partir de documentos digitalizados com processos e/ou gerações de có-pias distintos; posterior impressão monocromática.

Referências e agradecimentos

FEUERHARMEL, S. Impressos eletrônicos. In: SILVA, E.S.C.; FEUERHARMEL,S. Documentoscopia: aspectos científicos, técnicos e jurídicos. 2. ed. rev., ampl. e atual. Campinas,SP: Millenium Editora, 2014. 734p.

Palavras Chave

fotocópia, montagem

Arquivos

Área

Documentoscopia

Instituições

Superintendência da Polícia Técnico-Científica - Instituto de Criminalística - São Paulo - Brasil

Autores

ROBSON TIROTTI FELIPE