Dados do Trabalho
Título
USO INTEGRADO DE IMAGENS DE DIFERENTES SENSORES ORBITAIS APLICADO EM PERICIA EM LOCAL DE CRIME AMBIENTAL
Introdução
Um determinado produto de sensoriamento remoto pode não fornecer resolução espacial ou temporal suficiente para uma tomada de decisão adequada. Assim, o uso integrado de sensores distintos surge como uma alternativa pertinente para caracterização e descrição detalhada de uma área de interesse pericial.
Objetivos
Uso integrado de imagens de satélite na constatação de crime ambiental ocorrido em região de APP no município de Apucarana – PR.
Parte experimental
Em campo realizou-se medidas de distâncias, tomadas fotográficas terrestres e fotos aéreas por meio de drone para caracterização atualizada da área de estudo. Utilizou-se imagens de diferentes sensores orbitais adquiridas em épocas distintas para análise histórica da região de interesse pericial e ferramentas de geoprocessamento disponíveis no software QGIS 3.20, dentre elas a de fusão de bandas (pansharpening) para processar e melhorar a resolução espacial da imagem CBERS-4A / WPM (resolução de 8 m para 2 m).
Resultados e Discussões
Utilizou-se 06 imagens da plataforma Google Earth Pro, 06 imagens do mosaico mensal da PlanetScope e 01 imagem do CBERS 4A/WPM, em datas de 2003 a 2022. As imagens Google forneceram um alto nível de detalhe da região, sendo identificada movimentação de solo, desmatamento e construção de represas, porém, a imagem mais recente é datada de julho de 2021, não contemplando o período do crime ambiental indicado no AIA-janeiro/2022. As imagens PlanetScope (resolução temporal diária) mostram detalhes relevantes sobre o período de ocorrência do dano ambiental, porém, sem detalhamento espacial adequado. A imagem do CBERS 4A, após o devido processamento, forneceu caracterização detalhada do crime na época desejada.
Figura 01. Imagens de satélite da área de estudo de diferentes sensores orbitais.
Conclusões
O uso integrado de imagens de diferentes sensores orbitais forneceu informações satisfatórias para caracterização adequada do crime ambiental no local periciado. Conclui-se que as imagens de sensoriamento remoto se complementam, visto que cada sensor/plataforma apresenta uma vantagem, seja pela sua resolução espacial, temporal, ou somente pela fácil utilização.
Palavras Chave
Sensoriamento remoto, geoprocessamento, perícia ambiental.
Arquivos
Área
Perícias em Meio Ambiente
Instituições
Polícia Científica do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
LUIZ HENRIQUE SILVA ROTTA, SIMONE VASCONCELOS SANTANA ROTTA