Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

CRIMINALDATA - PAINEL DE GESTAO DA POLICIA CIENTIFICA E DE DECISOES PARA POLITICAS PUBLICAS EM SANTA CATARINA

Introdução

Quando uma atividade pericial acontece, são armazenados todos os dados sobre os crimes periciados, os vestígios relacionados, a temporalidade de cada ação e dados sobre o trabalho e disponibilidade dos servidores.

Objetivos

Desenvolvimento de um painel para tomadas de decisões mais informadas e embasadas em dados, tanto para gestão da Polícia Científica, quanto para decisões do Poder Estadual frente aos acontecimentos da criminalidade estadual.

Parte experimental

Os dados das atividades periciais são armazenados em banco relacional, consultados por SQL, processados e agregados em Python e visualizados pela plataforma Streamlit, aplicativo de código de fonte aberta. A visualização ocorre por indicadores, gráficos e tabelas dispostos no painel reativo a filtros: de diretoria, de localização geográfica, temporal, tipo de perícia e solicitantes.

Resultados e Discussões

O painel pode ser consultado por todos os servidores ativos da Polícia Científica. Ao entrar, o servidor visualiza os dados relativos a sua unidade e diretoria de atuação, podendo ser filtrados para uma consulta mais específica.

Ao analisar e monitorar dados sobre perícias, o gestor obtém um panorama geral do desempenho de sua unidade. No painel, há visualização de informações do trabalho realizado, solicitado e comparativo entre unidades do Estado. Isto torna possível identificar os pontos a serem melhorados para otimizar o fluxo de trabalho de cada unidade. Com isso, a população é beneficiada para ser atendida de modo mais célere e eficiente.

O impacto das decisões baseadas em dados já tem trazido resultados à Polícia Científica. O destino de alocação de novos servidores, o direcionamento dos cargos de trabalho, os grupos de trabalho organizados para atender regiões com alta demanda reprimida são exemplos desta gestão direcionada por dados. Além disso, o próximo passo é trazer mais informações sobre a saúde da segurança pública no Estado, como o Painel de Violência contra a Mulher, já em desenvolvimento, para tomadas de decisões em Políticas Públicas.

Conclusões

A partir do painel, é possível monitorar a atividade pericial no Estado de Santa Catarina em tempo real, identificar tendências, pontos de atenção e melhoria para tomar decisões mais assertivas. Além disso, com o acesso dos servidores, há aumento de transparência e alinhamento de objetivos e estratégias pelo compartilhamento dos dados. Como a atividade pericial reflete a criminalidade estadual, os mesmos dados servem de embasamento e direcionamento para realização de políticas públicas no Estado.

Referências e agradecimentos

Palavras Chave

pericia, ciencia de dados, santa catarina

Arquivos

Área

Justiça e Sociedade

Autores

INGRID KNOCHENHAUER DE SOUZA MENDES, TÚLIO LEAL CORRÊA