Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

DETERMINAÇAO DA DINAMICA DE UM HOMICIDIO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO EM LOCAL DE CRIME ALTERADO

Introdução

Este trabalho trata de um estudo de caso de um homicídio qualificado por motivo fútil em que a vítima fora atingida por um disparo de arma de fogo em um ambiente fechado. No momento do exame pericial, foram observados sinais de alteração da cena de crime. A determinação da posição do autor e da vítima foi possível após o levantamento pericial, processamento de vestígios e a reprodução simulada dos fatos.
INTRODUÇÃO
A morfologia, formato das bordas e hierarquia das manchas de sangue em um local de crime podem indicar seu mecanismo e direção de formação que, aliado ao processamento do local imediato, permitem ao perito criminal a proposição da dinâmica do evento criminoso em análise.

Objetivos

Determinar a dinâmica de um homicídio por disparo de arma de fogo em ambiente fechado cujo local de crime fora preliminarmente alterado.

Parte experimental

A fim de determinar a dinâmica do evento criminoso em análise, procedeu-se ao processamento do local de crime, o levantamento fotográfico, a análise das manchas de sangue, a estimativa de ângulo de incidência e distância do disparo, a análise das imagens das câmeras de segurança e a reprodução simulada dos fatos.

Resultados e Discussões

Levantamento fotográfico do local de crime, processamento do local, estudo das manchas de sangue, estimativa da distância do disparo, estimativa do ângulo de incidência da mancha de sangue nas vestes do suspeito, estudo da posição de autor e vítima.

Conclusões

Após o processamento do local de crime, câmeras de segurança e reprodução simulada, pôde-se concluir que: a vítima, no momento do disparo, encontrava-se de frente para a mesa e o autor, do lado oposto da mesa; O disparo fora efetuado a curta distância – entre 40 cm e 50 cm; A trajetória do tiro fora perpendicular ao plano da face; O corpo da vítima fora movimentado após o óbito, adquirindo a posição de repouso final em decúbito ventral; A arma do crime foi propositalmente manipulada; A dinâmica determinada refuta as versões apresentadas pelos suspeitos.

Referências e agradecimentos

CANELAS NETO, A. A. Perfis de Manchas de Sangue – Do local de crime à elaboração do laudo, 1ª.edição, Editorial Lura, 2017.
VELHO, J. A. et al. Locais de crime: dos vestígios à dinâmica criminosa. Campinas, SP: Editora Millenium, 2013.
Agradecimentos CGP–MS; SINPOF-MS; ABC; SBCF.

Palavras Chave

Morte violenta, Disparo de arma de fogo, Manchas de sangue.

Arquivos

Área

Perícias Externas

Instituições

Coordenadoria Geral de Perícias-MS - Mato Grosso do Sul - Brasil

Autores

KAREN MONIQUE NUNES, IVAN WIDER REZENDE, JACQUELINE BARBOSA DE OLIVEIRA INSAURALE, DEOCLIDES ELIAS DOS SANTOS