Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

DERIVATIZAÇAO DE NOVAS SUBSTANCIAS PSICOATIVAS COM FINS FORENSES

Introdução

O grupo das fenetilaminas, por serem substâncias termolábeis, são facilmente degradadas em análises com emprego de temperaturas mais elevadas, como por CG-EM (Cromatografia Gasosa acoplada ao Espectômetro de Massas), principal equipamento empregado nos laboratórios de química forense da Polícia Federal (PF). Com isso, é inviável identificar ou diferenciar substâncias desse grupo, como 25R-NBOMes e seus derivados. Assim, com o intuito de estabilizar a estrutura química para análises desse grupo de substâncias, é adicionado, por meio de uma reação de derivatização, um grupo funcional que torna a estrutura termoestável.

Objetivos

O objetivo da pesquisa foi desenvolver e validar metodologias de derivatização para identificação da substância 4-Bromo-2,5-dimetoxifeniletilamina (2C-B), permitindo identificações inequívocas, rápidas e utilizando equipamentos disponíveis na PF.

Parte experimental

Inicialmente realizou-se a extração da substância suspeita da matriz de selos de papel oriundos de apreensões da PF adicionando 1 mL de clorofórmio 98% estabilizado com amileno e sonicação por 5 minutos. Descartou-se o obrenadante, adicionou-se à amostra 1 mL do solvente de derivatização (metanol) e 20 μL do reagente de derivatização (anidrido acético). Por fim, agitou-se em vórtex até completa homogeneização e separou-se alíquota dessa solução para análise por CG-EM.

Resultados e Discussões

A derivatização proposta corresponde a uma reação de adição-eliminação. Assim, se o material de partida apresentasse estrutura similar ao grupo de substâncias dos 25R-NBOMes, seria observado um produto diacetilado, uma vez que essa estrutura possui dois centros ativos (elétrons não ligantes do nitrogênio e da hidroxila fenólica). No entanto, o produto observado após a reação nos selos apreendidos é um derivado monoacetilado - o 2C-B acetilado – comprovando dessa forma a estrutura química pertencente ao grupo de substâncias dos 2C-R.

Conclusões

A reação de derivatização foi concluída de modo a diferenciar as estruturas de 2C-B e 25B-NBOMe pelo método rápido no CG-MS, definido pelo Instituto Nacional de Criminalística (INC).

Referências e agradecimentos

Referências bibliográficas
Machado Y; et al. (2019). Profle of new psychoactive substances (NPS) and other synthetic drugs in seized materials analysed in a Brazilian forensic laboratory.

Agradecimentos
Ao CEFET-MG pelo apoio à pesquisa e à professora Adriana Akemi Okuma pela orientação no trabalho.

Palavras Chave

Derivatização, NSPs.

Arquivos

Área

Química e Toxicologia Forense

Autores

CAROLINA ZULLE VITORINO, MARCELO CARVALHO LASMAR, EDUARDO MENDES CARDOSO