Dados do Trabalho
Título
APLICAÇAO DE GROUND PENETRATING RADAR (GPR) PARA IDENTIFICAÇAO DE EVIDENCIAS FORENSES NO SITIO CONTROLADO FAZENDA AGUA LIMPA/UNIVERSIDADE DE BRASILIA – DF
Introdução
A aplicação particular do método GPR para procurar um corpo humano em subsuperfície tem encontrado limitações como características do local, tipo de solo e estado de decomposição dos alvos.
Objetivos
Avaliar a influência de diferentes proporções da razão entre material arenoso e argiloso como cobertura de alvos forenses em ambiente controlado que simula evidências humanas de sepultamento.
Parte experimental
Na área do FOREN-FAL ocorreu a construção de quatro inumações experimentais distribuídas conforme ilustrado pela Figura 1. Para a aquisição dos dados foi utilizado o equipamento da Geophysical Survey System Inc. (GSSI) GPR SIR3000.
Resultados e Discussões
Os melhores resultados de reflexão com os radargramas de perfis GPR foram obtidos nas SEP’s 01 e 02 que devido a sua composição com menor concentração de material argiloso, apresenta uma menor atenuação do sinal GPR.
Conclusões
Considerando os dados adquiridos e analisados conclui-se que os melhores resultados obtidos na identificação do reconhecimento dos alvos forenses ocorreram nas SEP’s de menor proporção de material argiloso (70% de areia e 30% de material argiloso) enquanto nas SEP’s com proporções iguais (50% de areia e 50% de material argiloso) os resultados foram imprecisos devido a um maior conteúdo de material argiloso e a menor dimensão do alvo.
Referências e agradecimentos
Agradecemos ao Instituto de Geociências, a Fazenda Água Limpa e a Hartos Agropecuária Cenci.
Palavras Chave
sepultamentos clandestinos, sítios controlados, ciências forenses, GPR
Arquivos
Área
Áreas forenses
Instituições
Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil
Autores
KIMBERLY COUTINHO PAES LEME DE CASTRO, LUCIANO SOARES DA CUNHA, ANA CLARA DE ARAUJO SOUSA