Dados do Trabalho
Título
IDENTIFICAÇAO DE MICROVESTIGIOS DEIXADOS POR IMPACTO DE PROJETIL EM OBJETO METALICO E TECIDO ENCONTRADOS EM LOCAIS DE CRIME
Introdução
O princípio da troca de Locard afirma que o contato entre dois objetos pode promover uma troca mútua de matéria (MILER, 2019). Assim, resíduos da composição de um projétil de arma de fogo são esperados em um objeto atingido por este. Destarte, o uso de técnicas de análise elementar pode auxiliar na identificação de microvestígios oriundos deste impacto, como resíduos de chumbo (Pb).
Objetivos
Avaliar o potencial da associação de técnicas elementares para identificar microvestígios deixados por impactos de projétil em objetos encontrados em locais de crime.
Parte experimental
Mapeamento 2D da composição elementar das áreas atingidas por Microfluorescência de Raios-X (µFRX) de fragmento de tela metálica rompido e de vestimenta com perfurações encontrados em locais de crime. Em seguida, foi realizada análise complementar por Microespectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS) no fragmento de tela metálica e por Microscopia eletrônica de varredura com detector de energia dispersiva (MEV/EDS) em amostra da vestimenta.
Resultados e Discussões
O mapeamento 2D por µFRX evidenciou a presença de Pb apenas nas áreas impactadas, indicando seu perfil de distribuição ao redor dos orifícios na vestimenta e na região danificada do fragmento da tela metálica. Considerando as características físicas macroscópicas dos materiais, a dificuldade de redução da amostra sem comprometer a área questionada e as limitações das técnicas disponíveis (LIBS ou MEV/EDS) foi avaliada a técnica complementar mais adequada para confirmar a presença de Pb em cada material. No caso da tela metálica, foi verificado que a técnica LIBS tem grande potencial para a análise de substratos metálicos, em geral, visto que não requer preparo de amostra e permite analisar fragmentos maiores que a técnica MEV/EDS. Enquanto para vestimentas, foi observado que há a necessidade de grandes magnificações para visualizar os resíduos aderidos a fibras, assim a associação da µFRX com MEV/EDS mostrou-se adequada, por este permitir maior magnificação que a técnica LIBS.
Conclusões
A associação do mapeamento elementar 2D da área impactada por µFRX com LIBS para substratos metálicos e com MEV/EDS para tecidos tem se mostrado promissora para identificação de chumbo em objetos atingidos por projéteis.
Referências e agradecimentos
MILLER, Marilyn T.; MASSEY, Peter. Chapter 1 - Crime Scene Investigations. In: The Crime Scene. Second Edition. Academic Press, 2019, p 3-1.
Agradecimentos ao Serviço de Perícias em Locais de Crime, pelo suporte nas análises e coletas dos materiais.
Palavras Chave
Projéteis, µFRX, MEV/EDS, LIBS.
Arquivos
Área
Balística Forense
Autores
MICHELE AVILA DOS SANTOS, PERCIO ALMEIDA FISTAROL FILHO, CARLOS EDUARDO PALHARES MACHADO