Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

EXPLORANDO ALEM DA SUPERFICIE: COMO O GPR PODE AUXILIAR NA LOCALIZAÇAO DE OSSADAS HUMANAS

Introdução

No ano de 2022, foi realizada a inumação do primeiro esqueleto humano no SiTCrim – experimento que contribuirá para o desenvolvimento da geofísica aplicada à antropologia forense. A busca por ossadas ou sepultamentos clandestinos em perícias pode ser implementada por meio de métodos não destrutivos, como o radar de penetração no solo, devido, principalmente, à alta resolução, além de não alterar a cena de crime. No entanto, a resposta geofísica relacionada ao osso humano, por vezes, é pouco perceptível, o que dificulta a localização precisa durante a investigação. Por intermédio dessa pesquisa, pretende-se averiguar a resposta geofísica por monitoramento recorrente.

Objetivos

A pesquisa visa a averiguar a eficiência e o aprimoramento da aplicação do GPR como forma de auxílio à busca por sepultamentos clandestinos.

Parte experimental

Para imagear e reconstruir em 3D o esqueleto humano e a cova, utilizou-se o scanner 3D. Após a inumação, para a aquisição dos dados geofísicos, foi utilizado o Sistema de GPR SIR 3000 (GSSI) com antena blindada de 400 MHz. Foram realizados perfis espaçados a cada 0,05 m para a construção do volume 3D.

Resultados e Discussões

A análise dos radargramas 2D propiciou interpretações, como a delimitação o registro da escavação com um padrão de refletores seccionados e dispersos; além da localização de parte da ossada do esqueleto (fêmur) com refletores hiperbólicos de média a alta amplitude e um registro de tempo de 0.39 ns. No depth slice, pode-se localizar com precisão geométrica e espacial parte da anomalia associada ao esqueleto humano.

Conclusões

Os primeiros resultados com o GPR foram satisfatórios, evidenciando parte da ossada humana. O monitoramento ajudará a compreender melhor as respostas geofísicas relacionadas ao objeto em estudo ao longo do tempo

Referências e agradecimentos

Ruffell, A.; McKinley, J. 2008. Geoforensics. John Wiley & Sons Ltd, Chichester, England, 346pp

Palavras Chave

SiTCrim, GPR, esqueleto humano

Arquivos

Área

Perícias em Meio Ambiente

Autores

RAFAEL ESPINDOLA CANATA, LETÍCIA MIZUNO, NICOLE PRATA DAMASCENA, MARIA LUISA NOGUEIRA, WELITOM RODRIGUES BORGES, MARCELO BLUM