Dados do Trabalho
Título
ANALISE RESIDUOGRAFICA COM AUXILIO DA ESPECTROSCOPIA RAMAN
Introdução
A espectroscopia RAMAN é uma técnica não destrutiva, que permite escanear o material rapidamente e é sensível para a detecção e caracterização de moléculas e misturas moleculares, no qual pode-se aplicar para a detecção de componentes da pólvora [1,2].
Objetivos
Analisar a aplicabilidade da espectroscopia RAMAN para a detecção dos componentes da pólvora e resíduos após disparos de arma de fogo.
Parte experimental
Foram separados dois tipos de amostras: pólvora não combusta e da mão após disparos de uma pistola .380 (retiradas com auxílio de um SUAB umedecido).
A espectroscopia RAMAN foi realizada com a potência do Laser em 30% e comprimento de onda de 532 nm.
Resultados e Discussões
A figura 1 mostra o resultado do RAMAN para as duas amostras. As bandas de 860 cm-1, 1288 cm-1, 1613 cm-1, são relatadas em outros trabalhos [2]. Também foram evidenciadas bandas em 1100 e 1420 cm-1. A amostra após os disparos mostrou duas bandas bem definidas em 860 e 1100 cm-1, mostrando que houve detecção de resíduos característicos do propelente.
Conclusões
O RAMAN se mostrou aplicável para a detecção de componentes da pólvora, uma vez que mostrou bandas em mesmo comprimento entre as amostras.
Referências e agradecimentos
[1] GRAHAM, Duncan; GOODACRE, Royston. Chemical and bioanalytical applications of surface enhanced Raman scattering spectroscopy. Chemical Society Reviews, v. 37, n. 5, p. 883-884, 2008.
[2] LOPEZ-LOPEZ, Maria; DELGADO, Juan José; GARCIA-RUIZ, Carmen. Ammunition identification by means of the organic analysis of gunshot residues using Raman spectroscopy. Analytical chemistry, v. 84, n. 8, p. 3581-3585, 2012.
Agradecimentos
Ao ITEP pelo fornecimento de recursos e materiais.
Palavras Chave
RAMAN, residuográfico, pólvora
Arquivos
Área
Áreas forenses
Instituições
ITEP - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
JOAO FREIRE DE MEDEIROS NETO, LUIZ VICENTE BURLE MACIEL , MOAB ARAUJO