Dados do Trabalho
Título
MATERIAIS HIBRIDOS MAGNETICOS-FLUORESCENTES: SINTESE E APLICAÇAO DE REVELADORES DE IMPRESSOES DIGITAIS
Introdução
Novas metodologias periciais surgem a cada dia, seja inovando ao apresentar um novo método, seja aprimorando metodologias existentes ao agregar novos materiais e/ou tecnologias. Em ambas as situações, o avanço deve ser precedido de uma análise consciente e objetiva, que permitam apenas às inovações propostas que realmente produzam resultados significativamente melhores, alcancem a realidade operacional. O presente trabalho, ainda em desenvolvimento, procurou avaliar a aplicação de novos nanomateriais, sintetizados com características magnéticas e fluorescentes, à revelação de impressões digitais. Foram adaptadas guidelines(1) internacionais para análise comparativa da eficiência e efetividade dos novos materiais da UFRGS(2), frente a produto comercial especializado na área.
Objetivos
Testar, de maneira objetiva, a qualidade das revelações de impressões digitais providas pelos novos nanomateriais da UFRGS, sintetizados com características magnéticas e fluorescentes, frente ao produto comercial especializado na área.
Parte experimental
Os testes adaptaram os métodos do International Fingerprint Research Group.(1) Foram utilizados oito doadores de impressões, três tipos de superfícies (plástico, metal e vidro), em três períodos decorridos desde a deposição das impressões nas superfícies. As revelações foram realizadas aplicando o pó desenvolvido pela UFRGS em uma metade da impressão digital, e o pó consolidado comercialmente na outra. Ambos os pós utilizados na pesquisa são do tipo magnético e fluorescente. A qualidade das revelações foi quantificada por Papiloscopistas de forma objetiva.
Resultados e Discussões
Foi possível observar que na maioria das amostras, o novo pó revelador magnético fluorescente teve comportamento equivalente ao pó consolidado comercialmente, mostrando qualidade superior em algumas amostras.
Conclusões
A tecnologia de pós magnético fluorescentes da UFRGS tem apresentado resultados promissores, como nova proposta eficaz e de custo de fabricação relativamente inferior. Os estudos prosseguirão buscando trazer equilíbrio à adesão do pó às frações de interesse das impressões digitais.
Referências e agradecimentos
1 International Fingerprint Research Group (IFRG). 64 (2014) 177.
2 Reis, Cassio F. Nanopartícula magnético-fluorescente, seu processo de obtenção, seu uso e um processo de revelação de impressões digitais. BR 102020012164-2 A2. Depósito: 17/06/2020.
Palavras Chave
Nanomaterial, revelação, impressões-digitais, pó-revelador.
Arquivos
Área
Perícias Externas
Instituições
Polícia Federal - Distrito Federal - Brasil
Autores
BERNARDO JOSE MUNHOZ LOBO, CASSIO FERNANDO REIS, MARCELO TAVARES DE SALLES, ELISA MAGNO NUNES DE OLIVEIRA, MICHÈLE OBERSON DE SOUZA, LEANDRA FRANCISCATO CAMPO