Dados do Trabalho
Título
COMPOSITO DE LIGNINA DE CASCA DE ARROZ E TIOCHALCONA COMO REVELADOR DE IMPRESSOES DIGITAIS LATENTES
Introdução
As impressões digitais são utilizadas como método para identificação humana, tornando-se cruciais para investigações criminais. Desse modo, quando as marcas de dedos são encontradas de forma latente, é necessário o uso de um método de revelação, como a técnica do pó. Neste cenário, a casca de arroz é um resíduo interessante que pode ser usado para extração de lignina. Além disso, moléculas orgânicas, como chalconas, também têm sido aplicadas de forma eficiente no desenvolvimento de impressão digital latente (IDL). Nesse sentido, o desenvolvimento de novos compostos para revelação de IDL por meio de química limpa, com baixo custo de produção, alta sensibilidade e baixa toxicidade se torna promissor.
Objetivos
Desenvolver um compósito verde através de lignina da casca de arroz e de chalcona de tiofeno (lignina/tiochalcona) para aplicação como revelador de IDL.
Parte experimental
Foi preparado um compósito de lignina/tiochalcona por meio de um moinho de dispersão por 3 h à temperatura ambiente. O composto foi caracterizado por Difração de Raios X (DRX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV).
Posteriormente, o compósito foi aplicado para revelação de impressões digitais latentes.
Resultados e Discussões
A partir da análise de DRX foi possível observar a estrutura cristalina dos materiais. Como esperado, no compósito manteve-se a predominância da característica amorfa da lignina, não sendo observados picos evidentes no padrão DRX.
Nas revelações de impressões digitais são evidenciados desenhos pertencentes à papila dérmica de cada doador. Com a alta coloração do material, obteve-se um bom contraste diferenciando a marca do dedo do substrato. Além disso, através das imagens de MEV pode-se observar a homogeneidade do material preparado e a interação deste com a IDL e não com o substrato, demonstrando que pó de lignina/tiochalcona é um produto promissor para revelação de IDL.
Conclusões
Em suma, foi desenvolvido um produto de lignina/tiochalcona que resultou em imagens claras, nítidas e promissoras para revelação de IDL.
Referências e agradecimentos
1. Rosa, B.N. et al.. Green Composites from Thiophone Chalcones and Rice Husk Ligin: An Alternative of Powder for Latent Fingermark. Surfaces 2022, v.5, n.4, p. 481-488.
2. van Dam, A. et al.Techniques That Acquire Donor Profiling Information from Fingermarks—A Review. Sci. Justice 2016, 56, 143–154.
Palavras Chave
Lignina, Forense, Química Verde.
Arquivos
Área
Áreas forenses
Instituições
Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
CARINA MACHADO LIMA, BRUNO NUNES ROSA, TAIS POLETTI, AMANDA FONSECA LEITZKE, SAMUEL ALVES PEREIRA, CLAUDIO MARTIN PEREIRA PEREIRA