Dados do Trabalho
Título
ESTIMATIVA DE IDADE PELA ANALISE OSSEA E DENTARIA: QUAL E MAIS PRECISA?
Introdução
A análise de radiografias de mão e punho e bucomaxilofaciais, associada à aplicação de métodos confiáveis, pode fornecer uma idade estimada em indivíduos que não possuem documentos.
Objetivos
Este trabalho objetiva relatar um caso pericial de estimativa de idade em uma criança e os métodos utilizados durante o exame, comparando seus resultados com a idade relatada pelos genitores.
Parte experimental
A perícia foi realizada no Instituto Médico Legal de Porto Velho, Rondônia, em radiografias lateral e póstero-anterior de crânio e de mão e punho, visando a confirmação da idade de 6,1 anos relatada pelos pais da periciada, para a confecção de seus primeiros registros públicos civis.
Resultados e Discussões
Após as análises, constatou-se idade estimada em 5 anos pelo desenvolvimento ósseo de mão e punho e de 5,8 a 6,9 anos pela análise de erupção e desenvolvimento dental.
Conclusões
Com isso, verificou-se no presente caso que a análise dentária mostrou maior correlação com a idade cronológica referida pelos progenitores, evidenciando a importância do uso de métodos odontolegais em perícias de estimativa de idade em indivíduos vivos.
Referências e agradecimentos
SUBRAMANIAN, S.; VISWANATHAN, V. K. Bone Age. In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing, 2023.
THEVISSEN, P. W. et al. Ethics in age estimation of unaccompanied minors. Journal of Forensic Odonto-Stomatology, v. 30, n. SUPPL.1, p. 85–102, 2012.
Palavras Chave
Determinação da Idade pelos Dentes, Determinação da Idade pelo Esqueleto, Odontologia Legal.
Arquivos
Área
Odontologia
Instituições
Laboratório de Antropologia Forense e Odontologia Legal do Instituto Médico Legal de Porto Velho - Rondônia - Rondônia - Brasil
Autores
LETICIA REGINA ALFAIA CUSTODIO, LORRAN MICHEL AZUIM BERGAMO DE LIMA , GABRIELA ARAÚJO SANTOS, MURILO SÉRGIO VALENTE-AGUIAR, ANA CLÁUDIA ROSSI , TALITA LIMA CASTRO-ESPICALSKY