Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇAO DE AUTORIA EM CASOS DE AGRESSAO SEXUAL ATRAVES DO BANCO DE PERFIS GENETICOS: PANORAMA DO RIO GRANDE DO SUL.

Introdução

Bancos de perfis genéticos são importantes ferramentas em investigações de crimes sexuais. O Banco de Perfis Genéticos do Rio Grande do Sul (BPG-RS) apresentou 94 coincidências entre vestígios coletados e indivíduos condenados (RIPBG, 2022). A análise dos casos é importante para melhor compreender os crimes sexuais no RS.

Objetivos

Caracterizar o perfil dos casos de agressão sexual cuja autoria foi identificada pelo BPGRS.

Parte experimental

Foram investigados 24 casos de coincidência vestígio-indivíduo. As variáveis analisadas foram: intervalo pós-coito para coleta do vestígio (IPC), presença de espermatozoides no vestígio (ESP), relação vítima/agressor e tipo de crime que gerou a condenação do agressor.

Resultados e Discussões

Em 80% dos casos, o IPC foi de até 6h; em 98% houve identificação de ESP e em 91% o agressor era desconhecido da vítima. O resultado está de acordo com outros estudos, que indicam que materiais contendo ESP, cujas coletas foram mais rápidas e cujo agressor era desconhecido possuem uma maior probabilidade de obtenção de DNA do agressor (Peterson et al., 2012). Na maioria dos casos, os indivíduos haviam sido condenados por crimes de patrimônio (Figura 1), o que ressalta a importância de coletar dados genéticos de indivíduos condenados por diferentes crimes. Ademais, a expansão dos bancos aumenta a identificação de autoria (WILSON et al., 2011).

Conclusões

O BPG-RS contribui para a identificação de agressores sexuais, principalmente em casos contendo ESP, cujas coletas foram mais rápidas e cujo agressor era desconhecido da vítima.

Referências e agradecimentos

RIBPG. XVII RELATÓRIO DA REDE INTEGRADA DE BANCOS DE PERFIS GENÉTICOS. Brasília: Comitê Gestor RIBPG, 2022.
PETERSON, Joseph; JOHNSON, Donald; HERZ, Denise; GRAZIANO, Lisa; OEHLER, Taly. Special Report: Sexual Assault Kit Backlog Study. U.S. Department of Justice, Office of Justice Programs, National Institute of Justice, 2012.
WILSON, David B; WEISBURD, David; MCCLURE, David. Use of DNA testing in police investigative work for increasing offender identification, arrest, conviction and case clearance. Colaboração Campbell, 2011.

Palavras Chave

Agressão sexual, Banco de Perfis Genéticos, Análise molecular forense.

Arquivos

Área

Genética Forense

Instituições

Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LAIANA SILVEIRA BELTRAMI, GISELE FREITAS, ANA VEIGA, GUSTAVO KORTMANN