Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

DETECÇAO DE ADULTERAÇAO EM OLEOS VEGETAIS REFINADOS DE MILHO E GIRASSOL PRODUZIDOS NO BRASIL UTILIZANDO ANALISE DOS ISOTOPOS ESTAVEIS DE CARBONO A PARTIR DA ORIGEM BOTANICA C3:C4

Introdução

Óleos vegetais refinados podem ser alvo de fraudes na indústria alimentícia, envolvendo a mistura de matérias-primas para maximizar lucros, o que pode comprometer sua qualidade e autenticidade. A metodologia de análises da razão isotópica do Carbono R(13C/12C) já é amplamente utilizada para diferenciar produtos e subprodutos de origem botânica C3 e C4.(MOYER; DEVRIES; SPINK, 2017).

Objetivos

O objetivo deste estudo foi avaliar a precisão da análise da razão isotópica R(13C/12C) para quantificação de misturas de óleos refinados de milho com soja e girassol com milho.

Parte experimental

Foram preparadas duas misturas de óleos: de milho
com soja e de girassol com milho. As misturas foram nas seguintes proporções: 0:100; 05:95; 25:75; 50:50; 75:25; 95:05; 100:0. Após a preparação, foi realizada a análise da razão isotópica R(13C/12C) das amostras.

Resultados e Discussões

Figura 1. Valores isotópicos de δ13C para as misturas de óleos de milho (m) com soja (s) e de girassol (g) com milho (m).

(Imagem está no documento anexado)

Conclusões

Concluiu-se que a metodologia da análise da razão isotópica R(e óleos de origem botânica C3 em C4, e vice-versa, e pode ser utilizada para detectar adulterações em 13C/12C) é eficaz para quantificar misturas d produtos da indústria alimentícia, sendo capaz de identificar quantidades abaixo de 6% de matéria-prima não desejada na amostra.

Referências e agradecimentos

MOYER, D. C.; DEVRIES, J. W.; SPINK, J. The economics of a food fraud incident – Case
studies and examples including Melamine in Wheat Gluten. Food Control, v. 71, p. 358–
364, 1 jan. 2017.


O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001”

Palavras Chave

Óleos, Isótopos estáveis, adulteração

Arquivos

Área

Isótopos Forenses

Instituições

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - São Paulo - Brasil

Autores

SAMUEL PERRI GIMENES, JULIANA CÉLIA DENADAI, VLADIMIR ELIODORo COSTA