Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇAO E CARACTERIZAÇAO DE PIGMENTOS APOS ENVELHECIMENTO ARTIFICIAL

Introdução

Entre os vários tipos de pigmentos presentes no mercado, a tinta a óleo é comumente utilizada por pintores e uma de suas características é o elevado tempo de secagem a depender da quantidade de tinta empregada na tela, podendo fazer com que uma obra dure décadas até estar totalmente seca. Uma forma de realizar a falsificação de uma obra de arte é através do envelhecimento artificial dos pigmentos mediante aquecimento da tela em fornos e temperaturas específicas, apresentando aspectos semelhantes a uma obra que teve seu envelhecimento de forma natural.

Objetivos

O objetivo geral deste trabalho é avaliar se a técnica de espalhamento Raman pode identificar marcadores que indiquem a presença de processo de envelhecimento acelerado de obras de arte.

Parte experimental

Pinturas-teste idênticas foram feitas com tintas e telas comerciais. Foram submetidas a tratamento térmico em intervalos de 5 a 30 minutos. As medidas Raman foram realizadas utilizando o microscópio Raman confocal Witec Alpha 300, com excitação em 532 nm.

Resultados e Discussões

O aspecto visual da tela mostrou-se claramente envelhecido após os tratamentos térmicos, e a tinta estava completamente seca. Os espectros Raman dos diversos pigmentos utilizados não sofreram mudanças significativas como função do tempo de tratamento térmico, indicando que essas moléculas sobreviveram ao efeito da temperatura. Porém houve clara modificação no background dos espectros, com bandas largas na região laranja/vermelho consistentes com a mudança de coloração das pinturas [1].

Conclusões

Uma análise do solvente (óleo de linhaça) submetido a tratamentos térmicos similares mostrou que esse componente é afetado pelo envelhecimento acelerado e pode ser identificado através de técnicas ópticas.

Referências e agradecimentos

[1] FELICIANO, C. D. O uso de Espectroscopia Raman na análise de pigmentos comerciais submetidos a processo de envelhecimento artificial (falsificação de quadros). Dissertação de Mestrado. UFPR 2022.
Agradecimento: Centro de Microscopia Eletrônica da Universidade Federal do Paraná.

Palavras Chave

Espectroscopia Raman, Ciência Forense, Análise de Pigmentos.

Arquivos

Área

Áreas forenses

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

CARLA DAMASCENO FELICIANO, EVALDO RIBEIRO, FELIPE JOSE CTENARSKI, ISMAEL ANDRÉ HEISLER, EMERSON CRISTIANO BARBANO