Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

EFEITO GANCHO E AGENTES CONTAMINANTES EM TESTES IMUNOCROMATOGRAFICOS DE DETECÇAO DE ANTIGENO PROSTATICO ESPECIFICO NO AMBITO FORENSE

Introdução

Em casos de crimes de natureza sexual, o Antígeno Prostático Específico (PSA), presente no sêmen, pode ser detectado por meio do teste rápido imunocromatográfico semi-quantitativo. Quantidades acima de 30.000 ng/mL de PSA, como ocorre no sêmen puro, podem gerar resultados falso-negativos, provenientes de Efeito Gancho (Hook). Ainda, contaminantes presentes nos vestígios podem interferir na reação antígeno-anticorpo. Devido à carência de estudos sobre o assunto no âmbito forense, fica clara a necessidade de se obter maiores dados.

Objetivos

Avaliar a existência de Efeito Gancho e a influência de agentes contaminantes em ensaios imunocromatográficos semi-quantitativos de detecção de PSA utilizados na área forense.

Parte experimental

Para a análise do Efeito Gancho, três amostras de sêmen foram examinadas de forma pura e diluídas (1:2 e 1:100). Uma amostra de cada agente contaminante - sangue (três gotas), urina (2 mL), fezes e solo - foram misturadas a três gotas de sêmen puro e aplicadas sobre quatro vestes distintas. Todas as amostras foram submetidas ao teste Identi-PSA (BLUESTAR®), de acordo com as recomendações do fabricante.

Resultados e Discussões

Todas as amostras analisadas apresentaram banda positiva tanto na linha controle quanto na linha teste. Na análise de Efeito Gancho, tanto a amostra de sêmen puro quanto diluído na proporção 1:2, apresentaram banda fraca de cor branda, sendo um indicativo de Efeito Gancho, diferente da banda visualizada na diluição 1:100. Os resultados positivos para os agentes contaminantes não demonstraram interferência na detecção de PSA.

Conclusões

A diluição de sêmen puro na proporção 1:100 apresentou melhor resultado para sêmen puro. Quanto aos contaminantes, não foi detectada interferência na reação antígeno-anticorpo.

Referências e agradecimentos

SAWAYA, M. C. T.; ROLIM, M. G. S.. Técnicas para esperma. In: SAWAYA, M. C. T.; ROLIM, M.
G. S.. Manual prático de medicina legal no laboratório. Curitiba: Juruá, 2006. 150 p.

Palavras Chave

Efeito Hook, Crimes Sexuais, Sêmen.

Arquivos

Área

Genética Forense

Instituições

POLÍCIA CIENTÍFICA DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

PAOLA CAROLINE ALVES, THAINA CANALLI QUILLES, PATRICIA OLIVEIRA DE PAULA, PEDRO HENRIQUE CANEZIN