Dados do Trabalho
Título
ANALISES FORENSES DE TECIDOS DE ANIMAIS SILVESTRES POR RMN HR-MAS
Introdução
As investigações forenses ambientais incluem, entre outros aspectos, a identificação de contaminantes e de evidências da relação destas substâncias com o Meio Ambiente. Dentre os poluentes mais comuns, podemos citar: metais, agrotóxicos, petróleo e seus derivados.1 A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) tem sido aplicada para avaliar a composição química das substâncias envolvidas em desastres ambientais. Esta é uma técnica poderosa, que pode ser aplicada de forma direta em matrizes de alta complexidade, preservando ao máximo a característica in natura das amostras em estudo.2 Neste trabalho, diversas espécies de animais silvestres, envolvidos em derramamento de óleo cru, foram analisadas por RMN HR-MAS de 1H, adquiridos diretamente a partir dos tecidos, buscando avaliar o uso da RMN em crimes ambientais na costa brasileira.
Objetivos
Avaliar a potencialidade da RMN HR-MAS em análises forenses ambientais em matrizes biológicas.
Parte experimental
As amostras de tecidos dos animais foram pulverizadas com o auxílio de nitrogênio líquido e posteriormente entumecidas empregando 40 µL de CD3OD. Os espectros de RMN HR-MAS de 1H foram adquiridos a 297 K, a uma velocidade de giro de 5 kHz, com as amostras girando no ângulo mágico (54,74°).
Resultados e Discussões
A análise do perfil espectral de RMN HR-MAS de 1H obtido a partir do óleo cru possibilitou a visualização dos sinais em 0,88 e 1,28 ppm, característicos de hidrocarbonetos parafínicos de cadeias longas presentes nos óleos.3 Estes mesmos sinais foram observados em amostras de conteúdo estomacal (A), rim (B) e músculo (C) de Garça, indicando a presença do óleo nos tecidos desse animal (Figura 1).
Conclusões
A RMN HR-MAS demonstrou ser uma ferramenta analítica robusta, rápida e que permitiu a análise de diversas amostras de tecido animal com mínimo preparo de amostra. Os resultados indicaram a presença do óleo cru em órgãos internos de animais silvestres, coletados em acidente ambiental de derramamento de óleo na costa brasileira.
Referências e agradecimentos
Referências bibliográficas
1SPIKMANS, V. WIREs Forensic Sci., v. 1, n. e1334, p. 1-15, 2019.
2SANTOS et. al. Trends Analyt. Chem., v. 107, p. 31-42, 2018.
3VIEIRA et. al. Fuel, v. 253, p. 320-326, 2019.
Agradecimentos
À UFPR, CAPES, CNPq e Fundação Araucária.
Palavras Chave
Desastres ambientais, Química Forense, RMN HR-MAS.
Arquivos
Área
Química e Toxicologia Forense
Autores
CAROLINE DA ROS MONTES DOCA, LEICE M. R. DE NOVAIS, KAHLIL S. SALOME, FÁBIO JOSÉ VIANA COSTA