Dados do Trabalho
Título
ENTOMOLOGIA FORENSE NA ANALISE COMPARATIVA DE TRES REGIOES NO BRASIL
Introdução
O processo de colonização entomológica em cadáveres segue um padrão sucessional com os dípteros sendo atraídos para o corpo logo após a morte, seguidos por espécies de coleópteros em estágios mais avançados de decomposição. A sucessão entomológica não é linear e pode ocorrer de forma simultânea, principalmente sob um processo anormal de decomposição, sendo bastante influenciada pelas regiões em que ocorre.
Objetivos
Realizar um estudo comparativo da prevalência de insetos associados à entomofauna cadavérica em três estados brasileiros: SP, PR e BA.
Parte experimental
Foram analisados dados de artigos e estudos da literatura, sendo selecionados os principais registros de dípteros e coleópteros de interesse forense descritos em cada estado.
Resultados e Discussões
Na análise comparativa entre os estados, diversas famílias de dípteros e coleópteros foram identificadas como comuns às regiões; entretanto, as espécies relacionadas a essas famílias, assim como sua abundância e sazonalidade, variam muito entre as regiões avaliadas (Tabela 1).
Tabela 1. Famílias de dípteros e coleópteros com maior representatividade em SP, PR e BA (inserida no arquivo)
Conclusões
O Brasil é um país com um vasto território, e uma grande diversidade de relevos, climas e biomas. Dessa forma, é fundamental que a entomofauna de cada região seja estudada de forma minuciosa, visando contribuir cada vez mais com a evolução da entomologia forense no país. Além de sua aplicação na cronotanatognose, essa ciência também poderá contribuir grandemente em casos de maus-tratos, tráfico de entorpecentes, contaminação de alimentos, infestações de pragas, entre outras aplicações judiciais.
Referências e agradecimentos
SOUZA, A.M.; LINHARES, A.X. Diptera and Coleoptera of potential forensic importance in southeastern Brazil: relative abundance and seasonality. Medical and Veterinary Entomology, v.11, p.8-12, 1997.
Palavras Chave
Coleoptera, Diptera, cronotanatognose, entomologia forense.
Arquivos
Área
Áreas forenses
Instituições
Polícia Científica do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
MARIA CAROLINA VIEIRA DA ROCHA, CAROLINA PALANCH, JOSÉ GUILHERME LOPES FERREIRA, GABRIELA BILAR, LINDINALVA BERLINK