Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

CHACINA NO DF: QUIMICA FORENSE NA COMPARAÇAO DE VESTIGIOS

Introdução

O caso Chacina do DF, em 2023, ganhou destaque nacional pela morte de 10 pessoas de uma mesma família. Cadáveres, fluidos biológicos, material genético e até bilhetes estão entre os vestígios periciados que auxiliaram na elucidação do caso.
O uso de métodos quimiométricos combinados a técnicas analíticas tem sido cada vez mais comum, levando a exames mais informativos, discriminantes e representativos (KUMAR et al., 2018).

Objetivos

Comparar três materiais sólidos brancos localizados juntos aos corpos enterrados em dois locais relacionados à Chacina do DF.

Parte experimental

Amostras foram analisadas por espectroscopia de infravermelho (FTIR), por espectrometria de massa atômica (ICP-MS) e cromatografia de íons (CI). Análises quimiométricas foram aplicadas.

Resultados e Discussões

Bandas no infravermelho indicaram que os materiais continham cal hidratada (Ca(OH)2), carbonato de cálcio (CaCO3) e componente orgânico para duas amostras de um dos locais. As análises de variância (ANOVA e MANOVA, com α 0,05) apontaram para diferença estatística entre as amostras dos locais diferentes, Tabela 1.
Tabela 1. ANOVA Comparação das três amostras

Por ICP-MS e CI, apesar de diferenças em quantificações, a detecção foi idêntica para as três amostras - 11 analitos dentre os 34 pesquisados. Ademais, foi observada constância para as razões Ca/Ti, Ca/Fe e Ca/NO3-. Esses resultados demonstram a possibilidade de os materiais terem sido preparados pela mistura de outros (ex: cal, cimento, areia) e de, pelo menos um destes, fonte de Ca, ter sido a mesma nos dois locais. Hipótese essa reforçada pela alta correlação entre amostras e espectros combinados a partir de espectros dos materiais de partida, Figura 1, e pela análise de componentes principais (PCA).

Conclusões

As análises apontam a possibilidade de pelo menos um componente dos materiais sólidos ser comum entre locais.

Referências e agradecimentos

Referências bibliográficas (padrão ABNT)
KUMAR, Raj; SHARMA, Vishal. Chemometrics in forensic science. TrAC Trends in Analytical Chemistry, 2018, 105: 191-201.

Agradecimentos
À FAP-DF e à PCDF.

Palavras Chave

Comparação, ICP-MS, FTIR

Arquivos

Área

Química e Toxicologia Forense

Autores

MARIANA MOURA MOUTINHO, DIEGO M SOUZA, LIVIA BARROS SALUM, PEDRO AUGUSTO O MORAIS