Dados do Trabalho
Título
A SEÇAO DE CRIMES AMBIENTAIS DA POLICIA CIENTIFICA DO PARANA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Introdução
Perante diversos mecanismos e instrumentos de proteção ambiental no Brasil, atualmente, múltiplas áreas das Ciências da Terra afirmam-se no contexto pericial nacional, ao tencionar uma contínua vigilância em defesa da conservação do meio ambiente. Ainda, sobre a interface do ordenamento jurídico brasileiro, é importante destacar que em serviços com a diversidade de nuances e distribuição geográfica da perícia ambiental, os beneficiários dessa importante atividade são a sociedade como um todo. Nesse cenário, o presente estudo pretende, como modelo, contribuir para a construção de um histórico e memória da Seção de Crimes Ambientais (SCA) da Polícia Científica do Paraná, criada em dezembro de 2019, frente ao expressivo volume e complexidade da casuística ambiental no estado do Paraná.
Objetivos
O objetivo elementar da presente pesquisa é compreender e aprimorar os processos de gestão da Seção de Crimes Ambientais da Polícia Científica do Estado do Paraná, posicionando o atual contexto de demandas, os meios operacionais, e as ferramentas tecnológicas empregadas, na direção de subsidiar o planejamento de propostas de gestão e o eficiente emprego dos recursos disponíveis.
Parte experimental
Diante da complexidade do contexto em que se desenvolvem os casos atendidos pela SCA, optou-se, por uma revisão sistemática dos laudos emitidos pela seção técnica, com recorte temporal do período compreendido entre 2020-atual, resultando daí uma abordagem, que embora restrita, busca estabelecer um diagnóstico completo da Seção de Crimes Ambientais da Polícia Científica do Paraná.
Resultados e Discussões
A pesquisa está sendo executada na Polícia Científica do Estado do Paraná, e para além de contribuir com a construção do conhecimento, ficará disponível publicamente para consulta, subsidiando o planejamento de propostas de gestão eficientes e uma maior otimização dos recursos humanos e materiais de diferentes Instituições públicas. Espera-se, dessa forma, um acompanhamento mais dinâmico das atividades realizadas, em prol de auxiliar e implantar práticas inovadoras de gestão, proporcionando assim a melhoria da qualidade dos processos e serviços oferecidos pela SCA.
Conclusões
Destarte, incorporar indicadores fidedignos na organização da Seção de Crimes Ambientais, e utilizá-los para gerir exames periciais, alcançando contribuições relevantes no âmbito organizacional das Forças de Segurança do Paraná, que certamente poderão servir de modelo em todo o Brasil.
Palavras Chave
Crimes Ambientais, Gestão, PCP.
Arquivos
Área
Perícias em Meio Ambiente
Instituições
Polícia Científica do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
ADRIEL FILIPE SOARES BRITO, MATHEUS PEREIRA NOGUEIRA E SILVA, ANGELA ANDREASSA, LARISSA ONO, ISLAINE DE OLIVEIRA NASCIMENTO